sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Abóbora de Contagem

Homem-Abóbora


O sexto mascote da série de reportagens que o Blog da Segundona Mineira vem fazendo - produzidos por Leonardo Gomes - é do Contagem Esporte Clube, de Contagem – região metropolitana de Belo Horizonte – que foi fundado no dia 1º de janeiro de 2006. Este é o terceiro ano que o Homem-Abóbora disputa a Segundona Mineira e a equipe nunca passou da primeira fase. O principal objetivo do clube é revelar atletas, por isso possui uma das melhores categorias de base de Minas Gerais.

O mascote do Contagem foi criado no mesmo ano de fundação do clube em um concurso promovido no blog do time que recebeu diversas sugestões. O vencedor do concurso foi o internauta Vitor, autor do “Homem-Abóbora”. A escolha de uma abóbora como mascote do único clube profissional de Contagem não poderia ser diferente, pois se trata de uma referência à própria história da cidade e do nome “Contagem”.

No início do século XVII, a Coroa portuguesa mantinha o controle sobre os territórios ocupados através de “postos de registro” ou “postos de contagem” que fiscalizavam e registravam todo o movimento de tropas e mercadorias. Um deles ficava num terreno conhecido como “Sítio das Abóboras” (em referência ao Ribeirão das Abóboras - legume abundante na localidade). Tempos depois o local passou a ser conhecido como “Arraial das Abóboras” e, após 1714, Contagem das Aboboras - em referencia ao posto de contagem português. A simplificação ”Contagem” foi adotada em 1854.

Em penúltimo no Grupo C, o Contagem Esporte Clube não possui mais chances de classificação para a próxima fase. Agora, o clube volta a cabeça para a disputa do Campeonato Mineiro Júnior, que começa no sábado (15) diante do Progresso, em Cachoeira do Campo. Um dia depois a equipe cumpre tabela pela Segundona Mineira, diante do Minas Futebol, em Santa Luzia.

14 de setembro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário