Pelo Grupo D, Valério bate Itaúna

Com a vitória pelo placar mínimo, Valeriodoce está classificado

Coimbra vence Arsenal e se aproxima da segunda fase

Arsenal segue sem pontuar na Segundona Mineira

CAP recebe Ituiutabana e perde a quarta na Segundona

Ituiutabana lidera, de forma isolada, o Grupo B

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Segundona Mineira continua paralisada


Não será no próximo final de semana que começará a segunda fase do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. O motivo da paralisação da competição é referente ao recurso apresentado pelos advogados do Montes Claros FC, pedindo que o Nacional de Uberaba perca seis pontos.

A última nota oficial da Federação Mineira de Futebol (FMF) referente à Segundona Mineira foi no último dia 19, quando a entidade máxima do futebol mineiro anunciou que a competição não começaria no último final de semana.

Devido aos altos custos de manutenção das equipes, a maioria dos dirigentes das equipes que aguardam a segunda fase da competição, reclamam da demora em iniciar a próxima etapa da última divisão mineira.

26 de setembro de 2012

terça-feira, 25 de setembro de 2012

O Bicho de Montes Claros

Bicho montes-clarense

O décimo mascote da série de reportagens que o Blog da Segundona Mineira vem fazendo é o Bicho, do Montes Claros Futebol Clube, equipe do Norte de Minas Gerais que foi fundada no dia 28 de agosto de 1992, pelo empresário Ville Mocellin, que é do Rio Grande do Sul e por isso criou o Montes Claros nas cores e com escudo semelhante ao time do seu coração: o Grêmio/RS.

A equipe do Norte de Minas disputou, em 1994, seu primeiro campeonato profissional. Em 1995, subiu da Segundona Mineira para o Módulo II (sendo vice-campeão). Em 1996, subiu do Módulo II para a elite mineira (novamente como vice-campeão), onde ficou em 1997 e 98 – ano em que caiu e se licenciou do futebol profissional. Voltou em 2004, quando parou na segunda fase da Segundona. Em 2012, está, novamente, de volta ao futebol profissional.

O mascote do Montes Claros é o Bicho Papão - em referência ao apelido do clube “O Bicho” . A agremiação ganhou o tal apelido da torcida logo nos primeiros anos de “vida” (em 1992), por causa da música de Ricardo Chaves “É o Bicho” - um sucesso dos anos 90.

Apesar de o apelido ter sido aprovado pela diretoria à época, o Montes Claros nunca possuiu uma representação gráfica oficial do mesmo. Talvez, porque o Bicho Papão é um ser imaginário da mitologia infantil e não possui uma identidade visual definida, dependendo sempre de quem imagina.

Uma coisa ao menos é sugerida pelo próprio termo: O Bicho Papão tem um grande papo que serve para “devorar” as criancinhas - conforme sugere as histórias - ou para “engolir” os adversários nas charges do futebol. Esta característica foi o ponto de partida do designer gráfico Leonardo Gomes para criar a versão do Blog da Segundona Mineira para este mascote.

O curioso, é que se a torcida tivesse considerado por inteiro o refrão da música de Ricardo Chaves, o mascote do time não seria um Bicho Papão e, sim, um “Crocodilo”. Pra quem não se lembra o refrão da música é assim: “É o bicho, é o bicho / Vou te devorar / Crocodilo eu sou”.

Na disputa da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro deste ano, o Bicho terminou a primeira fase em terceiro no Grupo B. Dentro de campo a equipe não conseguiu avançar à segunda fase, mas a diretoria espera que o recurso do Montes Claros seja aceito e que o Nacional perca seis pontos pela escalação de um jogador irregular. Dessa forma, a equipe do Norte de Minas continuará viva na competição, que encontra-se paralisada por este motivo.

25 de setembro de 2012

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Diretoria desconhece crise na Ituiutabana


Em conversa com o Blog da Segundona Mineira, o diretor de Marketing da Ituiutabana, Maurício Rocha, afirma que não há crise na Ituiutabana e que a equipe segue normalmente os trabalhos visando a disputa da segunda fase do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão.

Maurício disse que os salários que estavam atrasados já foram pagos e que o técnico da Véia, Gilson Batata, havia recebido uma proposta do Uberaba – que disputa a Taça Minas Gerais -, que foi recusada devido ao projeto que existe entre o comandante e a Ituiutabana.

A reapresentação da Fênix do Cerrado acontece nesta tarde, às 15h30, quando o elenco fará um trabalho de musculação. A expectativa é que haja rodada no próximo final de semana.

24 de setembro de 2012

domingo, 23 de setembro de 2012

Crise na Véia?


Uma possível crise está instalada na Associação Esportiva Ituiutabana, equipe de melhor campanha na primeira fase – ao lado do Democrata de Sete Lagoas – com 77,78% de aproveitamento.

Uma possível crise financeira, aliada à divergência entre treinador e diretoria, pode fazer com que o sonho da Véia de conquistar o acesso vá por água abaixo. A equipe – comandada pelo ex-atacante Gilson Batata (foto à direita) – conta com um dos melhores e mais caros elencos da competição.

Em seis jogos na Segundona Mineira, a Véia venceu quatro e empatou duas (ambas fora de casa) e terminou a primeira fase na liderança do Grupo B, com 14 pontos ganhos – dois a mais que Nacional, vice-líder – e um aproveitamento de quase 80%. A equipe marcou nove gols e sofreu apenas dois.

Em breve mais informações no Blog da Segundona Mineira.

23 de setembro de 2012

Naça ignora paralisação e busca reforços

Naça aposta na experiência do zagueiro Luciano 
23 de setembro de 2012; José Rodrigues; de Uberaba/MG

Montes Claros ainda sonha com a classificação para a segunda fase da Segundona Mineira. O Nacional, entretanto, parece ignorar a insistência do adversário e só pensa em buscar reforços para a sequência da equipe no certame. Tanto é que o técnico Érick Moura se mostrou satisfeito com a paralisação do torneio.

*Entenda o julgamento que paralisou a Segundona

"Nós temos alguns jogadores com dores musculares e o Felipe está lesionado. Além disso, estamos tendo mais tempo para ir ao mercado e buscar contratações", afirmou o treinador, em entrevista ao Jornal da Manhã.

Inicialmente, Érick Moura informou que gostaria de contar com, pelo menos, mais três jogadores para a sequência do torneio: um zagueiro, um lateral-esquerdo e um atacante. O primeiro pedido já foi atendido e já está treinando com os companheiros.

O zagueiro uberabense Luciano, de 34 anos, chega para ser um dos xerifes da defesa alvinegra. O jogador acumula passagens por Uberaba Sport, Criciúma/SC, Rio Branco/AC, Crac/GO, Atlético/SP, Vasco e Rio Claro/SP.

Os outros dois reforços devem chegar no início dessa semana. O treinador informou que já está tudo acertado verbalmente, porém, preferiu não informar os nomes dos jogadores. O atacante Tiago Pereira, que foi artilheiro da competição atuando pelo Araxá, em 2010, estava negociando com o clube, mas o acerto não foi confirmado.