Pelo Grupo D, Valério bate Itaúna

Com a vitória pelo placar mínimo, Valeriodoce está classificado

Coimbra vence Arsenal e se aproxima da segunda fase

Arsenal segue sem pontuar na Segundona Mineira

CAP recebe Ituiutabana e perde a quarta na Segundona

Ituiutabana lidera, de forma isolada, o Grupo B

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A Mitológica Fênix da Ituiutabana

A Fênix que ressurgiu das cinzas
Agora, mais do que nunca, está faltando pouco para terminar! O décimo quinto mascote da série de reportagens que o Blog da Segundona Mineira vem fazendo, em paria com o brilhante artista gráfico Leonardo Gomes, é da Associação Esportiva Ituiutabana. A conhecida ‘’Véia’’ voltou este ano. Desde quando caiu do Módulo II para a Segundona, em 2004, a equipe estava licenciada.

De acordo com o site oficial da Associação Esportiva Ituiutabana, o mascote do clube sempre foi a pantera. Porém, isso mudou este ano, quando a diretoria da Ituiutabana resolveu adotar a ave mitológica “Fênix” como mascote - “simbolizando o retorno do clube ao futebol profissional após muitos anos de inatividade”.

O desenho do novo mascote, inclusive, passou a estampar o uniforme de passeio da agremiação, e a Véia ganhou mais uma alcunha, sendo agora também chamada de “Fênix do Cerrado” - uma referência à geografia predominante de Ituiutaba que, por sua vez, é a nova morada desta “ave de fogo” que na mitologia grega habitava os escaldantes desertos da Arábia.

A saber, a Fênix miológica é a lendária ave que ateia fogo em si mesma quando descobre que está para morrer. Ela povoou o imaginário mitológico das antigas civilizações egípcia e grega.  Segundo o mito, “ela vive por volta de 500 anos e após esse período procura uma árvore solitária e, no alto de sua copa, faz seu ninho. Ela, então, ateia-se fogo e de suas cinzas surge um pequeno ovo vermelho de onde nasce uma outra Fênix, mais forte e mais bonita”.

E a Véia ainda não perdeu desde que voltou ao profissionalismo. Em um total de 16 partidas (oito na pré-temporada e oito em jogos oficiais), foram onze vitórias e cinco empates. Nesta segunda fase, a equipe vem liderança o seu grupo (F), com quatro pontos. No próximo domingo (21), a equipe recebe o Coimbra, às 10h30, no Coleto de Paula.

19 de outubro de 2012

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Ituiutabana: um time a ser batido

Ituiutabana vence CRAC/GO por 3 a 1

A volta da Associação Esportiva Ituiutabana ao futebol profissional, após um longo tempo licenciada, está sendo fantástica. Em dezesseis partidas, a equipe venceu onze e empatou cinco. Isso tudo sob o comando do ex-jogador Gilson Batata, que no ano passado fundou e treinou o CAP Uberlândia.

Preparação para a Segundona
Iniciando em abril a sua preparação para o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, a Véia disputou oito amistosos, com seis vitórias e dois empates. As vitórias foram sobre a Seleção de Tupaciguara, Trindade/GO, CRAC/GO (que recentemente conquistou o acesso para a Série C do Brasileirão), Seleção de Capinópolis, Uberaba e Uberlândia (ambos estão na disputa da Taça Minas). Já os dois empates aconteceram com o próprio Uberaba e com o Jataiense/GO.

Disputando a Segundona
Já na disputa da Segundona Mineira, foram oito partidas, com cinco vitórias e três empates. Na primeira fase, a Véia venceu o Nacional de Uberaba e o CAP Uberlândia duas vezes cada e empatou com o Montes Claros as duas partidas. Com isso, a equipe teve a segunda melhor campanha da competição, perdendo apenas para o Democrata de Sete Lagoas no saldo de gols. Agora, na disputa da segunda fase, a equipe foi até Santa Luzia e empatou com o União Luziense. Em casa, a equipe recebeu o Coimbra e venceu por 4 a 0. O aproveitamento é de 75%.

Elenco da Ituiutabana vem fazendo história
Totalizando, a Véia disputou dezesseis partidas, com onze vitórias e cinco empates. Foram 34 gols marcados e oito sofridos, tendo um saldo de 26 gols e aproveitamento de 79,1%.

Dalmo é o artilheiro da
equipe na Segundona
Os artilheiros da equipe (em partidas pela Segundona Mineira) são Dalmo (foto ao lado - com cinco gols) e Flávio Torres (com quatro).

No próximo domingo (21), a Ituiutabana recebe a equipe do Democrata-SL, às 10h30, em partida válida pela terceira rodada da segunda fase da Segunda Divisão Mineira. A partida terá arbitragem de Elmivan Alves Andrade.

10 de outubro de 2012

Naça é punido, mas segue na Segundona

O susto foi grande, todavia, o Naça segue forte em busca do acesso (Foto: Jornal da Manhã)

O Nacional ficou bem perto de ser eliminado da Segundona Mineira. Na noite de terça-feira, 16, o Pleno do TJD condenou o Alvinegro pela escalação irregular do volante Thiago Carvalho, na estreia da fase inicial do certame. Com a decisão, a equipe perdeu seis pontos e viu a vaga na 2ª fase ficar com o Montes Claros.

Quando já iniciava o planejamento para recorrer à decisão, o clube uberabense foi surpreendido pela desistência do Montes Claros. O Bicho alegou problemas financeiros e de estruturação do elenco, já que os jogadores já haviam sido liberados. A informação foi confirmada pela Federação Mineira de Futebol, na tarde desta quinta-feira, em nota no site da entidade.

Com a desistência do Montes Claros, o terceiro colocado da chave ganhou o direito de seguir na Segundona. E mesmo perdendo os seis pontos, o Nacional continuou tendo uma pontuação superior ao Portal, que não conquistou nenhum ponto. Com isso, a equipe segue no certame e mantém vivo o sonho do acesso para o Módulo II do Estadual.

A permanência do Nacional garante a manutenção da tabela e o resultado de todas as partidas já disputadas. O Naça volta a campo no próximo domingo, às 10h30, quando enfrenta a Esportiva Guaxupé, na casa do adversário.

18 de outubro de 2012, José Rodrigues, de Uberaba/MG

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Coimbra viaja 1400 km em um micro-ônibus

Micro-ônibus da Actur Viagens
Pode parecer que é mentira, mas é verdade. A equipe do Coimbra Esporte Clube – que é mantida pelo Banco Minas Gerais (BMG) – viajou 1400 quilômetros (700 para ir e mais 700 para voltar) em um micro-ônibus.

Para ir até o Pontal do Triângulo Mineiro, encarar a Ituiutabana, o Coimbra viajou doze horas em um micro-ônibus. A delegação saiu às 22h00 da sexta-feira e chegou às 10h00 de sábado na cidade de Ituiutaba. O fato chocou, até mesmo, a imprensa daquela cidade e foi bastante comentado o fato de uma equipe do BMG encarar esta longa viagem em um desconfortável ‘’minibus’’.

Coincidência ou não, o Coimbra, que estava fazendo até então bons jogos e conseguindo sempre bons resultados com o competente treinador Wallace Lemos, não resistiu à Véia e foi goleado por 4 a 0 no Triângulo Mineiro. Após a partida, o elenco (constituído por 18 jogadores e 7 profissionais da comissão técnica) teve de encarar mais doze horas no mesmo micro-ônibus.

O Blog da Segundona Mineira até tentou contato com jogadores e membros da comissão técnica do Coimbra, mas não obteve sucesso. A esperança é de que a diretoria dos clubes começa a rever este pensamento e comece a pensar profissionalmente. Jogadores de futebol não devem ser tratados desta maneira, mas sim como profissionais e pais de família. Viajar 24 horas (ida e volta) em um micro-ônibus é desumano.

17 de outubro de 2012

terça-feira, 16 de outubro de 2012

CAP Uberlândia e o Homem-Batata

Homem-Batata do CAP
Está chegando ao fim! O décimo quarto mascote da série de reportagens que o Blog da Segundona Mineira vem fazendo é o Homem-Batata, do Clube Atlético Portal de Uberlândia. A jovem equipe foi criada no dia 29 de abril de 2011 pelo ex-jogador Gilson Batata, que na época foi presidente e treinador do clube. No início deste ano, o ex-atacante saiu da presidência do CAP e foi treinar a equipe da Ituiutabana, deixando Ugladiston de Paula na presidência.

De acordo com o presidente do CAP Uberlândia, Ugladiston de Paula, o clube ainda não possui um mascote oficial. Assim, para esta série especial de reportagens, o Blog da Segundona Mineira sugere ao clube o “Homem-Batata” - uma homenagem ao fundador do CAP, e primeiro treinador do clube, Gilson Batata - que hoje é treinador do Ituiutabana.

Para criar o “Homem-Batata”, o artista gráfico Leonardo Gomes, o Léo, pesquisou as redes sociais para ver o que falavam sobre o assunto e constatou que o tal legume também já havia sido sugerido como mascote por alguns torcedores.

Para a composição do personagem, Léo se inspirou no “Homem-Abóbora” do Contagem Esporte Clube (mascote que também já foi apresentado pelo Segundona Mineira) e no “Sr. Cabeça de Batata” - brinquedo criado em 1952 e que este ano completa 60 anos.

Curiosamente, o personagem “Sr. Cabeça de Batata” ganhou tanta popularidade entre os anos 60 e 80 que, em 1985, chegou a receber 4 votos na eleição para prefeito de Bose, do Estado de Idaho, nos Estados Unidos. Após um tempos esquecido, Sr. Cabeça de Batata virou personagem da animação “Toy Story”, da Pixar (em 1995) e retomou sua popularidade.

Este foi o segundo ano que a equipe disputou o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. No ano passado, a equipe foi eliminada na segunda fase. Este ano, em uma campanha pífia, a equipe saiu da competição na primeira fase sem conquistar um ponto sequer. Nos seis jogos que disputou, perdeu todas, sofreu 18 gols e marcou apenas três.

16 de agosto de 2012

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Guma marca e Naça empata com Minas em Sete Lagoas

Com gol do atacante Guma nos minutos finais de partida, o Nacional saiu de Sete Lagoas com um ponto importante na bagagem para a sequência da segunda fase da Segundona Mineira. Já o Minas se complicou na competição.


Guma e Evinho são os artilheiros do Naça na Segundona
com três gols cada (Foto: Canal UEC)
O primeiro tempo começou morno, com as equipes se estudando bastante. Depois dos 20 minutos de jogo, os visitantes, com uma equipe mesclada entre jogadores experientes e jovens, começaram dominar a partida, até que o Minas, próximo ao final da primeira etapa, assumiu a responsabilidade da partida, com algumas chances de abrir o marcador, mas nada aconteceu na etapa inaugural.

Já a segunda etapa foi mais disputada. Logo no primeiro minuto os donos da casa quase abrem o placar, mas o estreante goleiro Rafael mandou para escanteio. Aos três minutos foi a vez  do Naça quase abrir o placar, mas o goleiro Thiago Braga resvalou na bola, que bateu na trave e saiu para escanteio. 

As duas equipes tiveram boas chances de abrir o marcador, mas foi o Minas Futebol Brasil que inaugural o placar na Arena do Jacaré. Após bola alçada na área do Naça, o atacante Marinho subiu mais que todos e colocou a boal no fundo das redes do goleiro Rafael Broetto aos 20 minutos da segunda etapa, marcando o seu sexto gol na competição. 

O empate do Naça só foi acontecer aos 40 minutos, quando brilhou a estrela do treinado Erick Moura, que colocou Xitão e Guma (foto acima, à direita) na partida. Xitão ‘’fez fila’’, cruzou rasteiro para Guma, que não vacilou e empatou a partida para o Naça, marcando o seu terceiro gol na competição. 
O resultado foi favorável a Esportiva Guaxupé, que segue na liderança isolada da competição, com quatro pontos ganhos. Com dois pontos, Nacional e Valeriodoce dividem a vice-liderança. Já o Minas, com apenas um ponto, é o lanterna do Grupo E.

No próximo domingo (21), o Naça vai até o Sul de Minas, onde enfrenta a Esportiva Guaxupé, no Estádio Carlos Monteiro, que deverá receber um excelente público. O Minas volta a campo na próxima segunda-feira (22), no mesmo local, onde recebe o Valeriodoce. 

15 de outubro de 2012

Novidade! O perfil do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão no Facebook acompanhou, em tempo real, a segunda etapa da partida na Arena do Jacaré

domingo, 14 de outubro de 2012

União Luziense vence Democrata pelo placar mínimo

Águia de Santa Luzia ocupa a vice-liderança do Grupo F
O União Luziense foi até a cidade de Sete Lagoas enfrentar o tradicional Democrata e venceu pelo placar mínimo em partida disputada na manhã deste domingo, na Arena do Jacaré.

O único gol da partida foi marcado por Bitom, aos 38 minutos da primeira etapa.

Veja também! Ituiutabana goleia Coimbra por 4 a 0

A equipe de Santa Luzia segue na cola da Ituiutabana. Os dois clubes possuem quatro pontos, mas a Véia leva vantagem pelos cinco gols marcados. Correndo por fora, Democrata e Coimbra, cada um com um ponto, completam o Grupo F.

No próximo domingo (21), a Ituiutabana recebe o Democrata, no Coleto de Paula. Já o União Luziense recebe o Coimbra, no Estádio do Frimisa.

14 de outubro de 2012

Ituiutabana goleia Coimbra por 4 a 0

Flávio Torres, quando ainda atuava pelo Tricordiano
(Foto: Lagoinha)

A Ituiutabana recebeu a equipe do Coimbra, na manhã deste domingo, no Estádio Coleto de Paula, e venceu por 4 a 0, com gols de Daisson, Flávio Torres (duas vezes) e Dalmo. A equipe lidera o Grupo F, com quatro pontos ganhos.

Os donos da casa abriram o marcador logo aos nove minutos de jogo, com Daisson. Flávio Torres, aos 39, fez o segundo. O terceiro gol aconteceu somente aos 41 da etapa complementar, com Dalmo. Flávio Torres, aos 44, fez o seu quarto gol na competição, fechando o placar da partida.

A Véia lidera o Grupo F com quatro pontos ganhos, seguida do União Luziense, também com quatro pontos. Democrata e Coimbra, cada um com um ponto, completam o grupo, em terceiro e quarto, respectivamente.

No próximo domingo (21), a Ituiutabana recebe o Democrata de Sete Lagoas, no Coleto de Paula. Já o Coimbra enfrenta o vice-líder União Luziense, em Santa Luzia, no mesmo dia.

14 de outubro de 2012

Esportiva empata com Valério e segue líder

Cerca de 250 torcedores compareceram ao Israel Pinheiro
(Foto: Futebol Notícia e Comentários)

A Esportiva Guaxupé foi até a cidade de Itabira – terra de Carlos Drummond de Andrade – e arrancou um empate com o Valeriodoce na manhã deste domingo jogando no Estádio Israel Pinheiro. Com isso, os Tigres de Minas seguem na liderança do Grupo E.

Os donos da casa começaram um pouco ‘’abafado’’ na partida e errando bastante passes. Logo na primeira chegada ao ataque, o Valério marcou. Após uma cobrança de falta pelo lado direito, o zagueiro Diego subiu mais que a zaga da equipe do Sul de Minas e marcou logo no nono minuto de jogo.
Goleiro Eládio (do VEC) afasta o perigo
(Foto: Lagoinha)

O técnico da Esportiva Guaxupé mexeu na segunda etapa. Alan entrou no lugar de Paulinho Belém. Parece que a mexida surtiu efeito, pois logo no segundo minuto a equipe chegou ao gol de empate. Após cruzamento de escanteio, o atacante Leandro Bocão aproveitou um bate-rebate e marcou o seu segundo gol na competição.

Com a vitória, a Esportiva segue na liderança do Grupo E, com quatro pontos ganhos. O Valério vem logo em seguida, com dois pontos. Nacional tem um ponto, enquanto o Minas ainda não pontuou.

Amanhã, às 19h30, o Minas encara o Nacional de Uberaba, em partida que fechará a segunda rodada da segunda fase da competição. Caso o Naça vença por dois ou mais gols de diferença, será o novo líder do grupo.

14 de outubro de 2012