Pelo Grupo D, Valério bate Itaúna

Com a vitória pelo placar mínimo, Valeriodoce está classificado

Coimbra vence Arsenal e se aproxima da segunda fase

Arsenal segue sem pontuar na Segundona Mineira

CAP recebe Ituiutabana e perde a quarta na Segundona

Ituiutabana lidera, de forma isolada, o Grupo B

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Hexagonal final começa no sábado

Neste sábado teremos a primeira rodada do hexagonal final do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. A primeira partida acontece no sábado em Araguari, quando os donos da casa recebem o invicto Tricordiano às 15h00. 1 hora mais tarde, em Coronel Fabriciano, o Fabriciano recebe o único clube - ao lado do Tricordiano - invicto na competição, o Mamoré. No domingo às 10h30, Pouso Alegre e Tombense fecha a primeira rodada.

Araguari/Unitri x Tricordiano – Sebastião César
O Tricordiano vai à Araguari enfrentar os donos da casa na primeira rodada da competição. O Tricordiano anunciou nesta semana a contratação do zagueiro Tuta, que estava no União São João de Araras disputando a Série A2. O zagueiro de 27 anos começou a carreira no Rio Branco de Andradas, passou pela Caldense, Guarani, Democrata-SL e por último esteve no clube de Araras. A diretoria do Tricordiano corre contra o tempo para regularizar o jogador para a partida deste sábado. O destaque da equipe do Araguari/Unitri é o atacante Saulo, que já balançou a rede 7 vezes na competição.

A partida está programada para sábado (dia 3) às 15h00 no Estádio Sebastião César, em Araguari. Quem apita a partida é Átila Carneiro Magalhães.

Fabriciano x Mamoré – Louis Ensch
O Mamoré vai à Coronel Fabriciano sem o seu principal destaque do campenato: o artilheiro Cinézio. O atacante se machucou e fez um a cirurgia há cerca de 15 dias. A diretoria do Mamoré espera que o jogador volte para Patos de Minas finalizar a recuperação. Pelo lado do Fabriciano, a diretoria espera que o clube faça um excelente hexagonal final e, já no primeiro ano na disputa, conquiste o acesso. A principal arma do Fabriciano é o experiente meio-campista Biro Gomes.

A partida entre Fabriciano e Mamoré ocorrerá no sábado (dia 3) às 16h00 no Estádio Louis Ensch, em Coronel Fabriciano. Quem apita a partida é Luiz Carlos da Silva.

Pouso Alegre x Tombense – Coronel Erasmo Cabral
O Pouso Alegre espera, em sua volta ao futebol profissional, fazer um excelente hexagonal final e voltar o mais breve à principal divisão estadual. A equipe teve uma baixa nessa semana: o destaque do Pousão, o goleiro Aranha, foi dispensado. Boatos dão conta que o goleiro se desentendeu com os dirigentes da equipe. Pelo lado do Tombense são vários destaques: a dupla de atacante Rafael Gomes (6 gols) e Tiago Lima (7 gols) e o lateral-esquerdo Leandro Eugênio (ex-Botafogo, Figueirense. Está com 3 gols na competição). A equipe de Tombos é da empresa Brazil Soccer, do empresário Eduardo Uran e possui uma excelente estrutura.

A partida está programada para domingo (dia 4) às 10h30 no Estádio Coronel Erasmo Cabral - aonde o Pouso Alegre está mandando suas partidas na competição -, em Santa Rita do Sapucaí. Quem apita a partida é André Luiz Martins Dias Lopes.

Estatísticas da 1ª fase

Com a primeira fase do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão já concluída, fizemos uma breve estatística sobre o que rolou até agora na competição:

Equipe com mais gols marcados: Tombense (26)
Equipe com mais gols sofridos: Fabril (33)
Equipe com mais vitórias: Mamoré (8)
Equipe com mais derrotas: Fabril (8)
Equipe com mais empates: Contagem, Sport e Fabriciano (4)
Equipe com melhor aproveitamento: Mamoré (91,67)
Artilheiro: Cinézio – Mamoré (10 gols)

5 maiores públicos
Tricordiano 2 x 0 Esportiva Guaxupé – 4ª rodada - 2.219 pagantes
Varginha 1 x 3 Tricordiano - 2.000 - 9ª rodada
Tricordiano 1 x 0 Varginha – 2ª rodada – 1.991 pagantes
Mamoré 2 x 0 Unitri - 1.761 – 3ª rodada – 1.495 pagantes
Mamoré 5 x 0 Fluminense – 5ª rodada - 1.495 pagantes

5 menores públicos
Pirapora 1 x 4 Fluminense - 8ª rodada - 06 pagantes
Fabril 2 x 1 Sport - 8ª rodada - 08 pagantes
Contagem 4 x 0 Lavras – 5ª rodada – 15 pagantes
Sport 0 x 0 Contagem - 10ª rodada - 16 pagantes
Lavras 1 x 2 Sport - 9ª rodada - 17 pagantes

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

FMF divulga tabela do hexagonal final

A Federação Mineira de Futebol divulgou a tabela do hexagonal final. O hexagonal começa no dia 3 de outubro e vai até o dia 28 de novembro. Todas as equipes jogam em turno e returno. Os dois melhores colocados participarão do Módulo II 2010.

Confira os jogos da 1ª rodada
03/10 – 15h00 – Araguari/Unitri x Tricordiano
03/10 – 15h00 - Fabriciano x Mamoré
04/10 – 10h30 – Pouso Alegre x Tombense

Resumo da última rodada da 1ª fase

O Futebol em MG faz para você um resumo do que rolou na última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão 2009. Tricordiano, Pouso Alegre (ambos do Grupo A), Mamoré, Araguari/Unitri (ambos do Grupo B), Tombense e Fabriciano (ambos do Grupo C) estão classificados para o hexagonal final.

Grupo A
Tricordiano 3 x 1 Guarani
O Tricordiano já estava classificado, enquanto o Guarani já não tinha mais chances de classificação. Com a vitória, a equipe de Três Corações pulou para 18 pontos e consolidou-se na liderança, enquanto o Guarani manteve com 5 pontos e foi para a lanterna por causa da vitória da Esportiva Guaxupé.
Logo no 1º minuto de jogo os donos da casa abriram o placar através do atacante Bituca. Flávio Torres – que foi contratado ao longo do campeonato e ainda não havia balançado as redes – ampliou o placar e fez o 2º gol do Tricordiano. Eronaldo, aos 41 minutos, diminuiu o placar para o Guarani de Pouso Alegre. O jogo ficou morno na segunda etapa e as redes só voltaram a balançar nos minutos finais, aos 44, com o volante Souza, 3 a 1 pro Tricordiano.
O Tricordiano espera o início do hexagonal final, já o Guarani terá que esperar o próximo ano.

Esportiva Guaxupé 4 x 2 Varginha
Esportiva Guaxupé e Varginha fizeram o jogo dos desclassificados e os donos da casa levaram a melhor: Esportiva 4 x 2 Varginha.
Com a vitória, a equipe de Guaxupé deixou a lanterna para o Guarani, enquanto o Varginha continuou na terceira posição.
O Varginha começou melhor e abriu o placar logo aos 17 minutos de jogo com o lateral-esquerdo Eleomar. Após o gol dos visitantes a partida esfriou e só foi esquentar quando começou o segundo tempo. Os donos da casa logo empataram, com 2 minutos de jogo o atacante Carpegiane empatou para a Esportiva. Dodô, aos 23, virou a partida. 10 minutos mais tarde a Esportiva ampliou com o zagueiro Julio Ferrari. Cláudio Britto, aos 42, fez o quarto da Esportiva. O Varginha marcou o segundo gol 1 minuto depois, com o volante Wenerson.
Foi a última rodada da primeira fase da competição e ambos os clubes não conseguiram se classificar para o hexagonal final.

O Pouso Alegre, que já estava classificado, folgou na rodada.

Classificação
C CLUBE PG J V E D GF GC SG
1 Tricordiano 18 8 5 3 0 13 5 8
2 Pouso Alegre 14 8 4 2 2 15 7 8
3 Varginha 10 8 3 1 4 10 14 -4
4 Esportiva Guaxupé 8 8 2 2 4 12 17 -5
5 Guarani 5 8 1 2 5 11 18 -7


Grupo B
Araguari/Unitri 3 x 0 Pirapora
O Araguari/Unitri fechou sua participação na primeira fase do campeonato com goleada pra cima do Pirapora, que está eliminado da competição.
Com a vitória, o Araguari/Unitri foi para 16 pontos e continuou na vice-liderança, enquanto o Pirapora se manteve na vice-lanterna com 3 pontos.
O atacante Saulo fez o primeiro dos donos da casa logo aos 2 minutos de jogo. O mesmo Saulo ampliou aos 44. Começou a segunda etapa e o Pirapora não esboçou nenhuma reação. A equipe de Araguari voltou a marcar aos 28 minutos, com Tiago.
Para o Araguari/Unitri resta esperar a definição da Federação para voltar a jogar no hexagonal. O Pirapora terá de esperar o ano que vem para tentar subir para o Módulo II.

Betim 2 x 2 Fluminense
Betim e Fluminense de Araguari já estavam desclassificados e fizeram outro jogo que não valia em nada na Segundona Mineira 2009. A partida terminou em 2 a 2. A partida foi disputada no Estádio Vera Cruz, que fica em Betim. Foi a primeira vez no campeonato que o Betim jogou em Betim. A equipe da região metropolitana de BH estava mandando seus jogos em Itaúna, no Estádio José Flávio.
A partida começou e a equipe do Betim partiu pra cima do Fluminense. Logo com 15 minutos de jogo os donos da casa abriram o placar com o volante Diego. Aos 41 minutos o Betim ampliou com Paulo Roberto. O segundo tempo começou com o Fluminense mandando na partida e querendo se despedir com honra da competição. Os donos da casa diminuíram aos 5 minutos com o atacante Lucas. Aos 33 o Fluminense empatou com o volante Alexandre. Logo após o apito final do árbitro os jogadores de ambas as equipes se estranharam e começou uma confusão, que teve de ser contida por apenas 2 policias que estavam no estádio.
Foi a última rodada da primeira fase da competição e ambos os clubes não conseguiram se classificar para o hexagonal final.

O Mamoré, que já estava classificado, folgou na rodada.

Classificação
C CLUBE PG J V E D GF GC SG
1 Mamoré 22 8 7 1 0 22 1 21
2 Araguari/Unitri 16 8 5 1 2 12 7 5
3 Fluminense 9 8 2 3 3 12 17 -5
4 Pirapora 3 8 1 0 7 5 21 -16
5 Betim* 1 8 2 1 5 8 13 -5

* o Betim foi punido pelo TJD-MG com a perda de 6 pontos.

Grupo C
Sport 0 x 0 Contagem
O Sport, que já não tinha mais chances de classificação, recebeu o Contagem em Juiz de Fora e empatou em 0 a 0. A equipe da região metropolitana de BH ainda tinha esperança de classificação: precisava vencer o Sport e torcer para que o Fabriciano não ganhasse do Fabril. Mas não foi o que aconteceu, o Contagem não venceu o Sport e o Fabriciano goleou o Fabril.
A partida não teve muitas emoções. A melhor chance da primeira etapa foi dos donos da casa. Em cobrança de falta, o goleiro do Sport teve que fazer uma boa defesa para não deixar a bola entrar. Na segunda etapa o Sport teve a melhor chance, com o atacante Alexandre, que acertou o travessão dos visitantes. O fato inusitado da partida foi a presença de público: apenas 16 torcedores estiveram no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, um dos piores públicos da Segundona Mineira 2009.
O Sport, que voltou ao futebol profissional após 20 anos, despediu-se de forma melancólica da competição: a equipe alviverde somou apenas 10 pontos e ficou na quarta posição. Já o Contagem ficou com 16 pontos, na terceira posição. Ambos deram adeus à competição e terão de esperar o próximo ano para buscar o acesso ao Módulo II.

Fabril 0 x 6 Fabriciano
O Fabriciano precisava apenas da vitória para confirmar sua presença no hexagonal. A equipe do Vale do Aço goleou o Fabril por 6 a 0 e classificou-se.
Com a vitória, o Fabriciano foi para 19 pontos e assegurou sua vaga no hexagonal. O Contagem precisava vencer o Sport em JF e torcer contra o Fabriciano para pegar a vaga do clube do Vale do Aço. Já o Fabril terminou melancolicamente sua campanha na Segundona Mineira 2009. A equipe de Lavras fez apenas 6 pontos e ficou na última posição do Grupo C.
Logo com 2 minutos de jogo o Fabriciano mostrou que queria sair de Lavras com a vaga para o hexagonal na mala. Rafael fez o primeiro da partida. Biro Gomes, 7 minutos mais tarde, fez o segundo. Rafael novamente ampliou para o Fabriciano. Aos 42 minutos o lateral-direito Douglas fez o quarto do Fabriciano. 2 minutos mais tarde, aos 44, o volante Denis fez o quinto gol. O Fabriciano começou o segundo tempo em ritmo de jogo-treino e só foi marcar novamente no fim, aos 43 minutos, com o atacante Euler, que entrou no decorrer da partida.
O Fabriciano fechou a primeira fase da competição com 19 pontos e classificado para o hexagonal final, já o Fabril se despediu com 6 pontos e na lanterna do grupo.

Tombense 1 x 0 Lavras
O Tombense recebeu o Lavras e, em ritmo de jogo-treino, venceu os visitantes por 1 a 0.
O Tombense já estava classificado de forma antecipada, enquanto o Lavras não tinha mais chances de classificação.
Foi um jogo bem lento, com ambas as equipes jogando como se fosse um simples treinamento. Rafael Gomes, artilheiro do Tombense com 7 gols, fez o único gol da partida aos 44 minutos da primeira etapa.
O Tombense fechou as participação na primeira fase na liderança do grupo com 25 pontos. Já o Lavras – em seu primeiro ano disputando uma competição profissional – despediu-se da competição com apenas 7 pontos e na vice-lanterna.

Classificação
C CLUBE PG J V E D GF GC SG
1 Tombense 25 10 8 1 1 26 5 21
2 Fabriciano 19 10 5 4 1 19 9 10
3 Contagem 16 10 4 4 2 20 11 9
4 Sport 10 10 2 4 4 10 16 -6
5 Lavras 7 10 2 1 7 10 20 -10
6 Fabril 6 10 2 0 8 9 33 -24

Em negrito são as equipes classificadas para o heagonal final da Segundona Mineira 2009.