Pelo Grupo D, Valério bate Itaúna

Com a vitória pelo placar mínimo, Valeriodoce está classificado

Coimbra vence Arsenal e se aproxima da segunda fase

Arsenal segue sem pontuar na Segundona Mineira

CAP recebe Ituiutabana e perde a quarta na Segundona

Ituiutabana lidera, de forma isolada, o Grupo B

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Equipes conhecidas do Sul de MG disputam competição amadora


O Blog da Segundona Mineira vai falar, hoje, sobre equipes conhecidas, que já disputaram o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão e hoje disputam a Copa Record de Futebol Amador, tradicional competição do Sul de Minas Gerais que é organizado pela Liga Sulmineira de Futebol.

No Grupo A da copa está a Sociedade Desportiva Yuracan Futebol Clube, equipe situada na cidade de Itajubá (que possui cerca de 93 mil habitantes) e foi fundada no dia 3 de maio de 1934. A primeira vez que disputou uma competição profissional foi em 2003, quando disputou a Segundona Mineira e avançou até as quartas-de-final, parando na Unitri. Na Segundona Mineira 2004, a equipe parou logo na primeira fase, ficando em último no grupo, com apenas uma vitória em quatro partidas. Naquele mesmo ano a equipe disputou a Taça Minas Gerais, não obteve sucesso e, desde então, não disputa competições organizadas pela Federação Mineira de Futebol (FMF). Atualmente, na Copa Record, a equipe venceu as três partidas que disputou e lidera o seu grupo com nove pontos ganhos.

Pelo Grupo B da Copa Record, temos duas equipes bastante conhecidas. O primeiro é o Clube Esportivo de Futebol, da cidade de Passos. Fundado em 30 de agosto de 1984, o Esportivo já disputou a elite mineira por três vezes (1988, 91 e 92). Já a Segundona Mineira, o Esportivo já disputou em sete ocasiões. Em 2007, a equipe esboçou entrar no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, mas dias antes do início da competição, desistiu e não voltou mais a disputar competições organizadas pela FMF. Na Copa Record, o Esportivo de Passos está com apenas três pontos em três jogos. A equipe empatou todas as partidas até o momento.

A situação não é boa na Copa Record pra Sociedade Esportiva Guaxupé, que também se encontra no Grupo B da competição amadora. A tradicional Esportiva foi criada no dia 13 de fevereiro de 1952, possui 60 anos de tradição no Sul do estado de Minas Gerais. A equipe possui o título de campeão da Segunda Divisão em 1980. O Tigre de Minas, como é chamada a Esportiva Guaxupé, já disputou a elite mineira entre os anos de 1975 e 1984, além de já ter participado inúmeras vezes do Módulo II e da Segundona Mineira. A última participação da Esportiva na Segundona Mineira foi em 2009, quando a equipe não passou da primeira fase, ficando em quarto lugar com oito pontos ganhos. Conforme o Blog da Segundona Mineira já adiantou, a diretoria da Esportiva já confirmou participação no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão desse ano. Na Copa Record desse ano, a equipe está na última colocação do grupo, com apenas dois pontos conquistados.

O Fabril Esporte Clube está no Grupo D da Copa Record e vem fazendo uma boa competição. Tradicional equipe de Minas Gerais, o Falcão da Zona Norte de Lavras vem passando por uma guerra política. Com 79 anos de tradição, o Fabril já conquistou dois grandes títulos: campeão da Segunda Divisão em 1984, campeão do interior mineiro em 1988. A equipe vem em uma decadência incrível e na última vez que disputou uma competição profissional – a Segundona Mineira 2009 -, perdeu oito das dez partidas que disputou. Por conta da atual guerra política, o Fabril está jogando a Copa Record com sob o nome de ‘’Associação Fabrilense de Esportes’’ e tem duas vitórias e um empate, liderando o seu grupo com sete pontos ganhos.

Por último vamos falar do Minas Esporte Clube de Boa Esperança, que foi fundado no dia 12 de outubro de 1937. O principal título da equipe é o Campeonato Mineiro do Módulo II de 1987, sob o Sport Club Juiz de Fora. Em 1988 disputou a elite mineira, não foi bem e foi rebaixada. Recentemente, disputou o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão em 2006, mas parou na segunda fase. A equipe vem disputando apenas competições amadoras. Na atual Copa Record, a equipe está na vice-liderança do grupo, com cinco pontos, atrás apenas do Fabril.

A nossa torcida é que todas essas equipes conhecidas do Sul de Minas Gerais disputem o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão.

26 de abril de 2012

terça-feira, 24 de abril de 2012

Inscrições abertas para a disputa da Segundona Mineira


A Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou no final da tarde da última segunda-feira (23), em seu site oficial, que as inscrições para a disputa do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão 2012 estão abertas. Segue abaixo a lista de documentos necessários para se inscrever na Segundona Mineira.

1 - Manifestação firmada pelo Presidente da agremiação, comunicando o interesse em disputar o campeonato em tela;
2 - Apresentar licença de funcionamento, exercício 2012, expedida pela Federação Mineira de Futebol;
3 - Apresentar comprovante de quitação (boleto) demonstrando estar em dia com a anuidade (2012) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF);
4 - Apresentar certidão negativa, fornecida pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MG). A data de emissão da referida certidão deve ser posterior a publicação do presente edital;
5 - Apresentar certidão negativa, fornecida pela tesouraria da FMF. A data de emissão da referida certidão deve ser posterior a publicação do presente edital;
6 - Apresentar estádio de futebol, situado dentro do estado de Minas Gerais, apto a realizar partidas de futebol. Para que o campo de futebol esteja apto, os requisitos abaixo devem estar devidamente preenchidos:
1. Campo devidamente gramado, dentro das medidas oficiais para a prática de futebol;
2. O estádio deve estar localizado, preferencialmente, na cidade em que a agremiação tem sua sede. Obrigatoriamente, deverá estar dentro do estado de Minas Gerais;
3. Não será admitido que mais de duas agremiações utilizem o mesmo campo, levando em consideração a presente competição ou qualquer outra, inclusive as realizadas pela liga local;
4. Apresentar laudos de vistorias expedidos pelas autoridades/órgãos competentes, a saber, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde, devendo atestar de forma cabal, durante todo o campeonato, as condições de segurança, higiene, dimensionamento de capacidade de público, anexando necessariamente, a memória de cálculo que atestem a real capacidade do público. Registra-se que os referidos laudos seguem as portarias 124, 238, expedida pelo Ministério dos Esportes, tudo em consonância com o art. 23 do Estatuto do Torcedor.
5. Homologação dos laudos exigidos no item precedente, perante o Ministério Público de Minas Gerais, bem como pela Federação Mineira de Futebol;
6. Apresentar cessão de campo (modelo FMF) ou cópia do registro, a fim de demonstrar a titularidade do estádio onde mandará suas partidas;


Lembrando que o prazo para as inscrições terminam no dia 14 de maio de 2012.

24 de abril de 2012

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Jacutinga vence jogo-treino

Equipe perfilada antes da vitória sobre o Brasilis


O Jacutinga Atlético Clube, treinado por José Cláudio Soléo, foi até a cidade de Águas de Lindóia, no interior de São Paulo, na última sexta-feira (20) e venceu por 3 a 2 a equipe do Brasilis com gols de Caiã, Cayo e João.

O clube do sul de Minas Gerais vem se preparando desde o dia 15 de março para a disputa do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, competição esta que a Federação Mineira de Futebol (FMF) ainda não divulgou a tabela. No primeiro jogo-treino na temporada, o Jacutinga foi derrotado pelo placar mínimo pelo mesmo Brasilis, também no interior paulista. Desde então, a equipe comandada por Soléo vem demonstrando uma grande evolução.

A expectativa da comissão técnica do JAC é de um novo jogo-treino em breve, para que o elenco continue com um bom ritmo de jogo visando a estreia na Segundona Mineira.

23 de abril de 2012