terça-feira, 4 de setembro de 2012

Valeriodoce e o Dragão

Este é o segundo mascote produzido por Leonardo Gomes

O segundo mascote da série de reportagens que o Blog da Segundona Mineira apresenta é o Dragão, do Valeriodoce Esporte Clube, tradicional equipe mineira com sede em Itabira, cidade natal do poeta Carlos Drummond de Andrade. Fundado no dia 22 de novembro de 1942, o Valério tem como principais títulos a conquista do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (1965), duas vezes do Torneio Início (1962 e 1969) e um título de campeão mineiro do interior (1971).

O atual mascote do Valeriodoce é o Dragão, uma homenagem a uma antiga locomotiva “Maria Fumaça” que ficava próximo ao Estádio Israel Pinheiro, no pátio da estação de trem da Companhia Vale do Rio Doce (atual Vale). A locomotiva, que hoje se encontra revitalizada, na Praça do Areão, em Itabira, era chamada de Dragão pois soltava muita fumaça.

Contudo, se o Dragão homenageia a locomotiva, o primeiro mascote do time é uma alusão a própria Vale do Rio Doce. Criado pelo chargista Mangabeira nos anos 40, a Araponga, ave também conhecida como Ferreiro (uma alusão ao canto deste que se assemelha ao som produzido pela laminação manual do ferro. Clique aqui e ouça o canto da Araponga) era uma alusão à Mineradora que desde 1942 extrai o minério de ferro na cidade.

O Dragão itabirano vem, desde 2006, tentando voltar à elite mineira, mas com poucos investimentos, as coisas estão cada vez mais difíceis para o clube. Para disputar a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro deste ano, o Valério teve que se agarrar a uma parceria com o América, de Belo Horizonte.

3 de setembro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário