segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A Tartaruga de Sabará

Tartaruga - mascote do EC Siderúrgica

O Blog da Segundona Mineira começa hoje (3 de setembro) uma série de reportagens com o mascote das dezesseis equipes que estão na disputa do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão desta temporada. Todos os mascotes foram produzidos pelo jornalista e escritor Leonardo Gomes, que é natural de Belo Horizonte, mas que reside em Coronel Fabriciano.

Nesta segunda-feira, iremos divulgar o mascote do tradicional Esporte Clube Siderúrgica, fundado no dia 31 de maio de 1930. O clube foi duas vezes campeão mineiro da primeira divisão (1937 e 1964) e uma vez campeão do Módulo II (1932), além de ter sido, por quatro vezes, campeão do Torneio Início (1942, 1951, 1956 e 1965).

O mascote do Siderúrgica foi criado nos anos 40 pelo grande artista mineiro Fernando Pieruccetti (1910-2004) - o popular Mangabeira, o mesmo criador do Galo, da Raposa, e do Coelho – mascotes dos principais times de Belo Horizonte.

A tartaruga foi escolhida por ter a carapaça dura e resistente - uma alusão ao aço produzido pela antiga Companhia Siderúrgica Belgo Minera (atual AcellorMittal Sabará), empresa que incentivou o funcionários na criação do clube e o patrocinou até meados da década de 60. A força do time nas décadas de 30 e 40, somado ao potencial de produção da Belgo, também rendeu ao clube o apelido “Esquadrão de Aço”.

O Siderúrgica é proprietário do Estádio Eli Seabra Filho, o popular Praia do Ó, em Sabará, mas que atualmente está sem condições de receber partidas oficiais devido à falta de laudos.

3 de setembro de 2012

1 comentários:

Gostei sobretudo pela camisa ostentada pela simpática tartaruga que lembra meu time de coração, ehehehehe...

Postar um comentário