quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Elefante do Nacional

Elefante é a terceira obra de arte de Leonardo Gomes

O terceiro mascote da série de reportagens que o Blog da Segundona Mineira apresenta é o Elefante, mascote do Nacional Futebol Clube, da cidade de Uberaba. Fundado no dia 1º de agosto de 1944, o Naça completou, neste ano, 68 anos de idade. Os três principais títulos do Elefante uberabense são os de campeão da segunda divisão do Campeonato Mineiro (1963, 1979 e 1982).

Assim como os mascotes do Siderúrgica e do Valeriodoce - os dois primeiros times desta série de reportagens - o elefante do Nacional também foi criado pelo chargista belo-horizontino Mangabeira. Contudo, ao contrário dos dois primeiros mascotes, a escolha deste animal para representar o clube não teria sido explicada pelo autor.

Alguns torcedores acreditam que há alguma ligação com o forte comércio árabe praticado antigamente em Uberaba e também com a antiga diretora deste (também árabe), mas o filho de Mangabeira, Edmundo Pieruccetti, acha esta versão pouco provável já que o Elefante é um símbolo que remete mais aos indianos do que aos árabes.

Além disso, na memória de Edmundo, figura a explicação de que o pai se inspirou na geografia do mapa de Minas Gerais, uma vez que Uberaba se localiza no triangulo mineiro, área que no mapa lembra uma tromba de elefante.

O descenso do tradicional clube uberabense aconteceu em 2006. Nos anos de 2007 e 2008 a equipe tentou a volta para o Módulo II, mas sem sucesso. Nos três últimos anos, o futebol profissional do clube ficou inativo. No ano de 2010, o clube esboçou uma reação, mas a equipe desistiu dias antes do início da competição. Para este ano, o torcedor nacionalino segue confiante. O Elefante é o vice-líder do Grupo B, com duas vitórias e uma derrota.

5 de setembro de 2012

1 comentários:

Esse ano acredito que o Naça consiga ser campeão!

Postar um comentário