terça-feira, 16 de outubro de 2012

CAP Uberlândia e o Homem-Batata

Homem-Batata do CAP
Está chegando ao fim! O décimo quarto mascote da série de reportagens que o Blog da Segundona Mineira vem fazendo é o Homem-Batata, do Clube Atlético Portal de Uberlândia. A jovem equipe foi criada no dia 29 de abril de 2011 pelo ex-jogador Gilson Batata, que na época foi presidente e treinador do clube. No início deste ano, o ex-atacante saiu da presidência do CAP e foi treinar a equipe da Ituiutabana, deixando Ugladiston de Paula na presidência.

De acordo com o presidente do CAP Uberlândia, Ugladiston de Paula, o clube ainda não possui um mascote oficial. Assim, para esta série especial de reportagens, o Blog da Segundona Mineira sugere ao clube o “Homem-Batata” - uma homenagem ao fundador do CAP, e primeiro treinador do clube, Gilson Batata - que hoje é treinador do Ituiutabana.

Para criar o “Homem-Batata”, o artista gráfico Leonardo Gomes, o Léo, pesquisou as redes sociais para ver o que falavam sobre o assunto e constatou que o tal legume também já havia sido sugerido como mascote por alguns torcedores.

Para a composição do personagem, Léo se inspirou no “Homem-Abóbora” do Contagem Esporte Clube (mascote que também já foi apresentado pelo Segundona Mineira) e no “Sr. Cabeça de Batata” - brinquedo criado em 1952 e que este ano completa 60 anos.

Curiosamente, o personagem “Sr. Cabeça de Batata” ganhou tanta popularidade entre os anos 60 e 80 que, em 1985, chegou a receber 4 votos na eleição para prefeito de Bose, do Estado de Idaho, nos Estados Unidos. Após um tempos esquecido, Sr. Cabeça de Batata virou personagem da animação “Toy Story”, da Pixar (em 1995) e retomou sua popularidade.

Este foi o segundo ano que a equipe disputou o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. No ano passado, a equipe foi eliminada na segunda fase. Este ano, em uma campanha pífia, a equipe saiu da competição na primeira fase sem conquistar um ponto sequer. Nos seis jogos que disputou, perdeu todas, sofreu 18 gols e marcou apenas três.

16 de agosto de 2012

2 comentários:

Só uma correção: em 2011 a equipe saiu na segunda fase, isto é, não avançou para a semi-final, ficando em quinto lugar entre os clubes do hexagonal final.

Obrigado pela correção, Rafael Cordeiro.

Abraços,

Postar um comentário