quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Os Tigres de Guaxupé e de Minas

O Tigre foi criado pelo artista gráfico Leonardo Gomes

A série de reportagens sobre os mascotes das equipes que vem disputando a Segundona Mineira chega a sua oitava reportagem, com o Tigre, da Sociedade Esportiva Guaxupé, equipe fundada no dia 13 de fevereiro de 1952 e que neste ano completou 60 anos de fundação. Dentre os principais títulos, estão o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (em 1980) e a Copa Sul-Mineira de Junior (em 2010).

O Mascote da Sociedade Esportiva Guaxupé é o Tigre, em referência ao termo “Tigres de Minas” – apelido que o clube herdou da Associação Atlética de Guaxupé (AAG) no início dos anos 50, quando este encerrou suas atividades, e seus principais jogadores se tornaram a base do atual Guaxupé.

A nova direção do Guaxupé informou desconhecer a origem do apelido. Não é pra menos, afinal, a equipe deixou o cenário profissional no início dos anos 80 para retornar somente em 2010. Contudo, evidências apontariam que o “culpado” pelo apelido seria nada menos que o maior craque do futebol brasileiro anterior a Pelé, o atacante Arthur Friedenreich.

O fato é que a AAG é famosa por protagonizar o primeiro jogo internacional de Minas Gerais, realizado em 25 de maio 1928, no qual o antigo Guaxupé venceu o Penãrol (URU) pelo placar de 2 a 1. Além do troféu gravado, o feito é confirmado pelos atuais sites da Prefeitura e da Câmara Municipais e pelo livro “Guaxupé, memória história, a terra e a gente” de José e Geraldo Ribeiro do Valle.

Este e outros feitos do antigo Guaxupé só foram possíveis graças às grandes formações do AAG financiadas pelo Dr. Carlos Costa Monteiro, o Carluta - que atualmente nomeia o estádio dos “Tigres”. Segundo a Revista Placar de maio de 1975, Carluta era apaixonado pelo futebol, e contratava grandes craques para jogar no AAG. Para enfrentar o Peñarol, por exemplo, contratou entre outros o ponta Filó, o mítico artilheiro Feitiço e o grande Friedenreich. Este último possuía o apelido de “El Tigre” (O Tigre) e, provavelmente, inspirou os torcedores e imprensa a se referirem a todos os demais jogadores do AAG com o apelido, surgindo assim o termo “Tigres de Minas”.

Mesmo com muita turbulência durante a disputa do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão deste ano, a Esportiva Guaxupé vem superando as dificuldades e passou para a segunda fase da competição, em primeiro lugar no Grupo A. Há uma crise financeira na equipe, que conta com salários atrasados e além de tudo, durante a competição, o elenco sofreu com a morte de um colega: Raner, vítima de parada cardíaca durante viagem para Três Corações.

20 de setembro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário