terça-feira, 18 de setembro de 2012

Buldogue itaunense

Hoje em dia o mascote é conhecido como Cachorrão

O sétimo mascote da série de reportagens produzida pelo Blog da Segundona Mineira e ilustrada pelo artista gráfico Leonardo Gomes, é do Esporte Clube Itaúna - único time profissional de Itaúna. Fundado em 29 de junho de 1929, o principal título do clube é nas categorias de base, onde foi, em 2007, campeão mineiro da categoria júnior. Além disso, a equipe possui dois vice-campeonatos da Segunda Divisão (em 1963 e 2007), além de ser campeão do Oeste Mineiro em 1963.

A escolha do Buldogue como mascote do Itaúna aconteceu na década de 60, em homenagem ao então presidente do clube, Manoel Gonçalves (o Sr. Neca), que criava cães de raça e sempre ia aos treinos com um cachorro.

Em 2006, o Esporte Clube Itaúna (ECI) se fundiu com o Clube Atlético Ponte de Itaúna (CAPI). Os dois clubes, que já possuíam as mesmas cores: preto, vermelho e branco, optaram por adotar o escudo e o mascote do ECI, deixando de lado o “galo do CAPI”.

No mesmo ano, por iniciativa do ex-presidente do clube José Hailton Antunes Mendes, o mascote buldogue passa a ser chamado de Cachorrão e ganhou uma versão gráfica feita pelo artista Pepe Chaves, que também é ufólogo, músico e escritor. Em 2007, o clube ganhou também um hino que, além de citar a histórica fusão, faz também uma referência ao mascote canino: “Nosso mascote tem pedigree / e pinta de campeão”.

O clube itaunense foi eliminado do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão no último domingo, após vencer o Coimbra pelo placar mínimo e terminando em terceiro colocado no Grupo D, com 10 pontos, dois pontos atrás do vice-líder Valério. Agora, o clube volta às atenções para a equipe júnior, que está na disputa do Campeonato Mineiro da categoria.

18 de setembro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário