sábado, 22 de setembro de 2012

A Jacutinga de Jacutinga

Jacutinga: criação de Leonardo Gomes

E o nono mascote da série de reportagens que o Blog da Segundona Mineira vem fazendo é a Jacutinga, do Jacutinga Atlético Clube. O mascote foi – totalmente – criado pelo artista gráfico Leonardo Gomes, de Coronel Fabriciano. O clube foi fundado no dia 27 de abril de 2005, por José Cláudio Soléo, que acumula a função de presidente e treinador. Com apenas sete anos de história, o JAC ainda não possui um título.

O Jacutinga Atlético Clube não possui um mascote oficial. Ou pelo menos não possuía... É que em função da série de reportagens que está sendo realizada pelo Blog da Segundona Mineira desde o dia 3 de setembro, o diretor do Blog, Vitor Lima, entrou em contato com o presidente do Jacutinga, José Cláudio Soléo, e o sugeriu que o clube adotasse a própria ave “Jacutinga” como mascote. Nada mais justo...

Soléo gostou da proposta e coube ao artista gráfico Leonardo Gomes criar, com a colaboração de Vitor, o visual do “novo mascote”. Aliás, o site oficial da Prefeitura de Jacutinga também apresenta a ave como mascote da cidade, chamado de “Jacutinguinha”.  O Brasão da cidade também exibe a imagem de duas aves em uma fonte d’água, provavelmente duas jacutingas.

O nome da cidade, porém, não provem diretamente da espécie, mas do nome do antigo Povoado de “Ribeirão de Jacutinga”. Este sim era uma referência a ave que existia em abundância na região. A palavra “Jacutinga” e a junção das palavras “Jacu” (nome popular da ave - proveniente do tupi “ya-ku”)+”Tinga” (claro ou branco em tupi) significando, portanto, “Jacu branco”.

Na Segundona Mineira deste ano, o Jacutinga bateu na trave e, por dois pontos, não avançou à segunda fase da competição.

22 de setembro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário