terça-feira, 25 de setembro de 2012

O Bicho de Montes Claros

Bicho montes-clarense

O décimo mascote da série de reportagens que o Blog da Segundona Mineira vem fazendo é o Bicho, do Montes Claros Futebol Clube, equipe do Norte de Minas Gerais que foi fundada no dia 28 de agosto de 1992, pelo empresário Ville Mocellin, que é do Rio Grande do Sul e por isso criou o Montes Claros nas cores e com escudo semelhante ao time do seu coração: o Grêmio/RS.

A equipe do Norte de Minas disputou, em 1994, seu primeiro campeonato profissional. Em 1995, subiu da Segundona Mineira para o Módulo II (sendo vice-campeão). Em 1996, subiu do Módulo II para a elite mineira (novamente como vice-campeão), onde ficou em 1997 e 98 – ano em que caiu e se licenciou do futebol profissional. Voltou em 2004, quando parou na segunda fase da Segundona. Em 2012, está, novamente, de volta ao futebol profissional.

O mascote do Montes Claros é o Bicho Papão - em referência ao apelido do clube “O Bicho” . A agremiação ganhou o tal apelido da torcida logo nos primeiros anos de “vida” (em 1992), por causa da música de Ricardo Chaves “É o Bicho” - um sucesso dos anos 90.

Apesar de o apelido ter sido aprovado pela diretoria à época, o Montes Claros nunca possuiu uma representação gráfica oficial do mesmo. Talvez, porque o Bicho Papão é um ser imaginário da mitologia infantil e não possui uma identidade visual definida, dependendo sempre de quem imagina.

Uma coisa ao menos é sugerida pelo próprio termo: O Bicho Papão tem um grande papo que serve para “devorar” as criancinhas - conforme sugere as histórias - ou para “engolir” os adversários nas charges do futebol. Esta característica foi o ponto de partida do designer gráfico Leonardo Gomes para criar a versão do Blog da Segundona Mineira para este mascote.

O curioso, é que se a torcida tivesse considerado por inteiro o refrão da música de Ricardo Chaves, o mascote do time não seria um Bicho Papão e, sim, um “Crocodilo”. Pra quem não se lembra o refrão da música é assim: “É o bicho, é o bicho / Vou te devorar / Crocodilo eu sou”.

Na disputa da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro deste ano, o Bicho terminou a primeira fase em terceiro no Grupo B. Dentro de campo a equipe não conseguiu avançar à segunda fase, mas a diretoria espera que o recurso do Montes Claros seja aceito e que o Nacional perca seis pontos pela escalação de um jogador irregular. Dessa forma, a equipe do Norte de Minas continuará viva na competição, que encontra-se paralisada por este motivo.

25 de setembro de 2012

3 comentários:

Bom vitor vc nao da mta credibilidade pra o q eu escrevo aqui e tao pouco se preocupa responder qndo questiono algo mais la vai uma bomba ai..a Esportiva raramente vai jogar a segunda fase do mineiro a nao ser q aconteca um milagre em Guaxupé ...vc nao faz ideia do q estes atletas tao passando aqui ..aguarde q vc vai ver...vai uma dica a federação ..enquanto tem 2 times brigando pra seguir no campeonato o nosso aqui nao tem condicoes..entrem em contato com o responsavel pelo time aqui e averigue a informacao e se proceder entao de a vaga pra quem realmente tem condicao

que cara babaca... poe seu nome no final do comentário tonto... voce nao tem credibilidade nem aqui no blog e muito menos em Guaxupé... Ridículo...

Ass.. Verdadeira Torcida da Esportiva Guaxupé

Este Lucas Godoi é um otario mesmo puxa saco idiota

Postar um comentário