quinta-feira, 26 de abril de 2012

Equipes conhecidas do Sul de MG disputam competição amadora


O Blog da Segundona Mineira vai falar, hoje, sobre equipes conhecidas, que já disputaram o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão e hoje disputam a Copa Record de Futebol Amador, tradicional competição do Sul de Minas Gerais que é organizado pela Liga Sulmineira de Futebol.

No Grupo A da copa está a Sociedade Desportiva Yuracan Futebol Clube, equipe situada na cidade de Itajubá (que possui cerca de 93 mil habitantes) e foi fundada no dia 3 de maio de 1934. A primeira vez que disputou uma competição profissional foi em 2003, quando disputou a Segundona Mineira e avançou até as quartas-de-final, parando na Unitri. Na Segundona Mineira 2004, a equipe parou logo na primeira fase, ficando em último no grupo, com apenas uma vitória em quatro partidas. Naquele mesmo ano a equipe disputou a Taça Minas Gerais, não obteve sucesso e, desde então, não disputa competições organizadas pela Federação Mineira de Futebol (FMF). Atualmente, na Copa Record, a equipe venceu as três partidas que disputou e lidera o seu grupo com nove pontos ganhos.

Pelo Grupo B da Copa Record, temos duas equipes bastante conhecidas. O primeiro é o Clube Esportivo de Futebol, da cidade de Passos. Fundado em 30 de agosto de 1984, o Esportivo já disputou a elite mineira por três vezes (1988, 91 e 92). Já a Segundona Mineira, o Esportivo já disputou em sete ocasiões. Em 2007, a equipe esboçou entrar no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, mas dias antes do início da competição, desistiu e não voltou mais a disputar competições organizadas pela FMF. Na Copa Record, o Esportivo de Passos está com apenas três pontos em três jogos. A equipe empatou todas as partidas até o momento.

A situação não é boa na Copa Record pra Sociedade Esportiva Guaxupé, que também se encontra no Grupo B da competição amadora. A tradicional Esportiva foi criada no dia 13 de fevereiro de 1952, possui 60 anos de tradição no Sul do estado de Minas Gerais. A equipe possui o título de campeão da Segunda Divisão em 1980. O Tigre de Minas, como é chamada a Esportiva Guaxupé, já disputou a elite mineira entre os anos de 1975 e 1984, além de já ter participado inúmeras vezes do Módulo II e da Segundona Mineira. A última participação da Esportiva na Segundona Mineira foi em 2009, quando a equipe não passou da primeira fase, ficando em quarto lugar com oito pontos ganhos. Conforme o Blog da Segundona Mineira já adiantou, a diretoria da Esportiva já confirmou participação no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão desse ano. Na Copa Record desse ano, a equipe está na última colocação do grupo, com apenas dois pontos conquistados.

O Fabril Esporte Clube está no Grupo D da Copa Record e vem fazendo uma boa competição. Tradicional equipe de Minas Gerais, o Falcão da Zona Norte de Lavras vem passando por uma guerra política. Com 79 anos de tradição, o Fabril já conquistou dois grandes títulos: campeão da Segunda Divisão em 1984, campeão do interior mineiro em 1988. A equipe vem em uma decadência incrível e na última vez que disputou uma competição profissional – a Segundona Mineira 2009 -, perdeu oito das dez partidas que disputou. Por conta da atual guerra política, o Fabril está jogando a Copa Record com sob o nome de ‘’Associação Fabrilense de Esportes’’ e tem duas vitórias e um empate, liderando o seu grupo com sete pontos ganhos.

Por último vamos falar do Minas Esporte Clube de Boa Esperança, que foi fundado no dia 12 de outubro de 1937. O principal título da equipe é o Campeonato Mineiro do Módulo II de 1987, sob o Sport Club Juiz de Fora. Em 1988 disputou a elite mineira, não foi bem e foi rebaixada. Recentemente, disputou o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão em 2006, mas parou na segunda fase. A equipe vem disputando apenas competições amadoras. Na atual Copa Record, a equipe está na vice-liderança do grupo, com cinco pontos, atrás apenas do Fabril.

A nossa torcida é que todas essas equipes conhecidas do Sul de Minas Gerais disputem o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão.

26 de abril de 2012

2 comentários:

Muito bom mesmo. Só faltou aí o Olympic de Barbacena. E que todos voltem a jogar profissionalmente e venham para o Módulo I.

Alguém tem notícias do Rio Branco de Andradas?
abraços e boa sorte as equipes do sul de Minas

Postar um comentário