terça-feira, 17 de março de 2015

Figueirense, de São João del-Rei, ensaia volta ao profissional

''Mais que um clube, é São João del-Rei'', slogan do Figueirense em seu retorno ao profissional
(Foto: Willian Carvalho)
A diretoria do Figueirense Esporte Clube, de São João Del-Rei, no Campo das Vertentes, pretende voltar, este ano, a disputar uma competição profissional em Minas Gerais, no caso, o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. A última vez que o clube disputou uma competição profissional foi em 2007, onde não passou da primeira fase.

O clube está em dia com o registro na Federação Mineira de Futebol (FMF) e na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), restando apenas o pagamento da taxa de anuidade nas duas entidades, que somadas, chegam à casa dos R$ 6 mil. Na última quinta-feira (11), a diretoria do Figueira esteve na sede da FMF, onde pôde ser orientado pelo diretor executivo da entidade máxima do futebol mineiro, Paulo Bracks, para finalizar a inscrição da equipe.

Para dar um suporte ao projeto de retorno às competições profissionais, a diretoria do Figueirense buscou Luis Henrique Arantes (foto à esquerda), no Sul do Brasil. Luis será peça fundamental neste projeto de retorno do clube, pois é um profissional que conhece o futebol brasileiro. Além de treinador de futebol, assume a gestão do clube, onde está trabalhando na criação do departamento de futebol do clube. 


Com 49 anos e natural de Xangri-lá, no Rio Grande do Sul, Luis Henrique Arantes iniciou a sua carreira no futebol como jogador. Teve passagem como atleta nas equipes de juniores do Internacional, Grêmio e São José, onde se sagrou campeão gaúcho de juniores em 1983. Ele também defendeu Taguatinga/DF, Sampaio Correia/MA e Maranhão. Como treinador de futebol, começou a carreira no Confiança/PB, Auto Esporte/PB, Sousa/PB, Atlético/PB, Inter/PB, Esporte/PB, União Mogi/SP e Garça/SP. No Palmas/TO, chegou como treinador e, em pouco tempo, assumiu a supervisão do clube. Luis foi, ainda, auxiliar técnico na Portuguesa/SP e no Avenida/RS.

Em um passado recente, o Figueirense disputou a Segundona Mineira nos anos de 2005, 2006 e 2007, mas em nenhuma ocasião obteve sucesso. Na maioria das vezes, a diretoria colocara em campo atletas amadores, que dividiria a função de jogador de futebol e funcionário de empresas da cidade. Para este ano, segundo o presidente do clube, Essio Geraldo Santos, a situação será diferente:

- Nós criamos um projeto audacioso para a cidade e estamos voltando com tudo para subir de divisão. Nós já disputamos a Segunda Divisão do Mineiro em 2005, 2006 e 2007, mas nunca conseguimos subir. Enfrentávamos muitas dificuldades financeiras e entrávamos nesse campeonato, que é profissional, praticamente com atletas amadores. Agora será diferente –, garantiu o cartola alvinegro, em entrevista ao GE.

Segundo o diretor técnico Luis Henrique, a ideia é aproveitar jovens talentos da região e mesclar com atletas profissionais que inclusive estão em atividade nesta temporada:

- Estamos acompanhando alguns jogos da Copa Alterosa de Futebol Regional e abriremos durante duas semanas um período de avaliação, tanto para atletas profissionais quanto para atletas amadores. E nossa proposta é mesclar, inclusive com atletas que estão em atividades este ano. A ideia é formar uma espinha dorsal com atletas experientes para a competição - disse Luis.

A comissão técnica do clube ainda está incompleta. Apenas Luis Henrique Arantes, que será o treinador, e Eduardo Luersen, que será o preparador físico, fazem parte do grupo. Ainda de acordo com Luis Henrique, a ideia é formar uma ampla comissão técnica com preparador de goleiros, fisiologista, nutricionista e psicólogo. E ainda auxiliar técnico, dois auxiliares de preparação física, mordomo, auxiliar de mordomo, massagista, enfermeiro, dentista e médico. A ideia principal é fazer este complemento com profissionais da cidade em parceria com as universidades de São João del-Rei.

Estádio Paulo Campos, do Social Futebol Clube
Em 2005 e em 2006, o Figueirense mandou as suas partidas no Estádio Ely Araújo, do América Recreativo e Futebol. Já na temporada de 2007, o clube atuou no Estádio Joaquim Portugal, de propriedade do Athletic Club – outra tradicional equipe de São João Del-Rei. Para esta temporada, além do Estádio Ely Araújo, a diretoria trabalha com a hipótese de mandar as suas partidas no Estádio Paulo Campos, do Social Futebol Clube. Segundo Luís Henrique, em breve a FMF irá ao estádio para fazer a vistoria.

O Figueirense Esporte Clube foi fundado em 25 de outubro de 1975, porém foi se profissionalizar apenas em 2005, quando disputou pela primeira vez o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. Atualmente, nenhum outra equipe de São João del-Rei está participando de competições da Federação Mineira de Futebol. 

Abaixo, veja o nome dos profissionais que compõem a diretoria do Figueirense:
Presidente - Essio Geraldo Santos
Vice - Mauricio Aparecido
Diretor de Futebol - João Cruz da Silva (Neném)
Diretor Técnico - Luís Henrique Arantes
Gerente de Futebol - Fábio Mineiro
Supervisor - Josmar
Finanças - Evandro Costa


Deseja contribuir de alguma forma com o Blog da Segundona Mineira? Entre em contato conosco: contato@segundonamineira.com

17 de março de 2015

0 comentários:

Postar um comentário